MARKETING SUSTENTÁVEL



Com consumidores cada vez mais atentos às práticas sustentáveis, diversos mercados tiveram que se adequar ao novo padrão. Empresas incluíram os três pilares: educação, economia e meio ambiente, em suas propostas e até mesmo as agências publicitárias precisaram inovar seu jeito de fazer propaganda.
Neste novo cenário surgem agências de publicidade sustentável, como é o caso da Fresh Green Ads, localizada em Amsterdã, na Holanda, e também da brasileira Mii. As duas
empresas oferecem alternativas ecologicamente corretas para divulgar a marca de seus clientes e utilizam elementos naturais em suas campanhas.
A agência brasileira tem seu nome derivado das iniciais de três palavras que traduzem o seu conceito: mídias, ideias e ideais, e foi criada por um jovem empreendedor, formado em Propaganda e Marketing. Com apenas 28 anos, Fernando Henrique Accacio conseguiu mesclar de maneira eficiente os dois temas, publicidade e sustentabilidade.
Para que o projeto desse certo, o publicitário contou com a ajuda de outros três sócios, especializados em áreas importantes para o desenvolvimento da empresa. Marcela Amaral é produtora de arte, Armando Rodrigues é especialista em comunicação visual e impressão e João Paulo Accacio é fotógrafo e gerente de projetos multimídia. Assim, a agência ganhou pluralidade para aplicar seus conceitos em diferentes circunstâncias.
As maneiras como a Fresh Green e a Mii transmitem suas mensagens, são parecidas e levam em consideração o cuidado e conscientização com a natureza. Entre as propostas estão esculturas de areia, flyers naturais, que utilizam folhas de árvores no lugar de cartões, e a mensagem limpa, que trabalha com a divulgação de informações através de um processo que limpa o chão e deixa lá qualquer marca. Outro diferencial da agência brasileira é a técnica chamada de publicidade bioluminescente, que divulga mensagens feitas em laboratório, através do uso de bactérias vivas e inofensivas, que brilham e iluminam a mensagem a partir de uma reação natural.
“A sociedade está cada vez mais atenta a este importante tema que é a sustentabilidade e os consumidores estão deixando de comprar produtos de empresas que não adotam práticas sustentáveis. Infelizmente ainda há muitas empresas que dizem ser sustentáveis em sua comunicação e que adotam aquilo que é conhecido como “greenwashing” (maquiagem verde) apenas para incrementar as vendas, mas este é um cenário que está mudando com o crescente surgimento de leis e marcos regulatórios como as recentes regras estabelecidas pelo CONAR (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária) e a criação de um índice de sustentabilidade para as agências de publicidade, recentemente criado pela ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)”, explica Fernando, exaltando o fato de que não bastam as empresas venderem uma imagem sustentável se elas realmente não colocarem isso em prática.
O conceito de publicidade sustentável casa perfeitamente com as empresas que aplicam realmente esses padrões em suas estruturas. Além disso, o formato de divulgação ambientalmente correto reduz consideravelmente a quantidade de resíduos produzidos. Nas campanhas da Mii feitas com areia, por exemplo, após a sua utilização a matéria-prima volta para a natureza ou então dá vida a outra campanha. Na utilização das folhas como cartões de visita ocorre o mesmo. Depois do uso, elas podem ser descartadas no ambiente, como folhas secas. A empresa também tem como novidade os modelos de cartões feitos com embalagens tetra pak reaproveitadas.
Para saber mais sobre a agência acesse soumii.com.br

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