O mesmo mosteiro da cidade francesa de Ronchamp que abriga um dos principais ícones da arquitetura moderna – a capela Notre-Dame-du-Haut, de Le Corbusier – acaba de ganhar um novo edifício, concebido pelo arquiteto italiano Renzo Piano. É o maior encontro de estrelas da arquitetura dos últimos tempos – promovido, diga-se, por motivações espirituais.
O novo prédio abriga 20 dormitórios individuais voltados para as freiras que vivem ali. Há ainda um oratório, salas de convivência e um espaço dedicado aos visitantes que frequentam o mosteiro, com biblioteca, loja e sala de reuniões.
Para garantir total harmonia com a obra-prima de Corbusier, Renzo trabalhou em colaboração com o paisagista Michel Corajoud. Dessa forma, enquanto o concreto aparente predomina na nova edificação, a conexão aberta, ao ar livre, entre ela e a antiga capela se dá de maneira discreta, com jardins de aspecto silvestre.
O projeto combina o concreto com outros materiais crus, como o zinco e a madeira. Para completar, cada dormitório conta com um jardim de inverno.
Fonte: http://casavogue.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário